Artigo Acesso aberto

Geometria para o segundo ciclo do Ensino Secundário: propostas para seu ensino e formação de professores na década de 1970

2021; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 12; Issue: 5 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v12n5a13

ISSN

2179-426X

Autores

Sidnéia Almeida Silva, Larissa Pinca Sarro Gomes, Martha Raíssa Iane Santana da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste artigo buscou-se compreender as propostas para o ensino de geometria e as orientações para professores a partir da análise da coleção Matemática: Segundo ciclo, ensino atualizado e o Guia do Professor – material auxiliar da coleção -, além da legislação em vigor na época e depoimentos dos autores dos livros didáticos analisados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa histórica, que considera como aportes teórico-metodológicos os fundamentos da História Cultural com autores como Chartier (1990) e Choppin (2004). Ao final desse trabalho, concluímos que a geometria proposta e as orientações direcionadas para o professor, que ensina essa disciplina, contemplam as orientações de fóruns científicos nacionais e internacionais, que propunham o ensino de Geometria com introdução das estruturas de grupo e espaço vetorial por meio das transformações geométricas. A publicação da coleção também contempla fichas que se caracterizam como estratégias didáticas, organizadas com a sugestão da realização de um diálogo entre professor e aluno, partindo de noções intuitivas e conhecidas até a formalização dos conceitos geométricos.

Referência(s)