Artigo Acesso aberto

Pedagogia Freiriana e Educação Matemática: Diálogo, Tolerância e Inclusão

2021; Volume: 14; Issue: 35 Linguagem: Português

10.46312/pem.v14i35.12745

ISSN

2359-2842

Autores

Amanda Queiroz Moura,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão que visa relacionar conceitos chave da Pedagogia Freiriana a uma perspectiva de inclusão nas aulas de matemática, a qual reconhece a diferença entre todos os estudantes. Em um contexto permeado por tensões, a complexidade dos processos de ensino e aprendizagem torna-se mais evidente ao se tentar promover uma educação democrática. Com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão das práticas baseadas no conceito de equidade, este artigo discute aspectos relativos à inclusão, tolerância e diálogo. Defende-se que práticas de ensino e aprendizagem baseadas no diálogo podem contribuir para o combate às práticas opressoras, favorecendo a tolerância, cooperação e construção da equidade, elementos essenciais para a inclusão de qualquer aluno nas aulas de matemática.

Referência(s)