Artigo Produção Nacional

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM BASEADO NA GEOGRAFICIDADE DO JOGO “THE ELDER SCROLLS V: SKYRIM”

2021; Volume: 7; Linguagem: Português

10.61389/geofronter.v7.6342

ISSN

2447-9195

Autores

Rahyan de Carvalho Alves, Carlos Daniel Rodrigues de Oliveira, Victória Caroline Vidal, Samuel Carlos Santos Marques, Brenda Oliveira Carvalho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as diversas possibilidades de desenvolver os conhecimentos geográficos no jogo The Elder Scrolls V: Skyrim e destacar a relevância do uso de jogos eletrônicos com ênfase no RPG (Rolling Playing Game) para um processo de aprendizagem. Buscamos contextualizar onde alguns temas e conceitos da geografia podem ser fundamentados diante da realidade dos jogos eletrônicos, com uma discussão sobre o desenvolvimento das tecnologias digitais e as formas de pensar a narrativa dos jogos eletrônicos no viés geográfico. Para tanto utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica e análise do jogo eletrônico de RPG “The Elder Scrolls V: Skyrim”. O desenvolvimento tecnológico proporcionou uma diversidade de jogos que testam nossas capacidades sociais e intelectuais, podendo auxiliar no desenvolvimento do raciocínio dedutivo, elaboração de estratégias e em nossa capacidade da memória muscular e coordenação motora, além disso, também podem oferecer ganhos significativos em debates acadêmicos sobre as representações das dinâmicas sociais que um universo do jogo propõe através de analogias para o mundo real.

Referência(s)
Altmetric
PlumX