APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE TERMOQUÍMICA: UM ESTUDO UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS

2019; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Kelly Karini Kunzler, Silvia Zamberlan Costa Beber, Kathia Regina Kunzler,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), abordando os conceitos de Termoquimica com a tematica Alimentos foi desenvolvida com estudantes do Ensino Medio tecnico integrado de uma instituicao publica do Parana/Brasil, com o objetivo de evidenciar a progressividade na compreensao dos conceitos estudados eidentificar indicios de aprendizagem significativa. O principal instrumento de coleta de dados foram mapas conceituais (MC) elaborados em tres momentos distintos, denominados Mapas Conceituais Progressivos. Para a analise dos mapas conceituais foram estabelecidas as seguintes categorias: 1) Termodinâmica; 2) Calor de Reacao; 3) Entalpia; 4) Reacao Endotermica e Exotermica; 5) Entalpia Padrao de Formacao; 6) Energia de Ligacao; 7) Entropia; 8) Energia Livre de Gibbs; 9) Termoquimica e Alimentos. Os criterios para indicar os niveis de compreensao dos estudantes sobre os conceitos sao: Compreende Totalmente (CT); Compreende Parcialmente (CP); Nao Compreende (NC); Nao Inclui Conceito (NIC). Os resultados obtidos indicam que o desenvolvimento da UEPS possibilitou aos estudantes a compreensao gradual dos conceitos, isto porque para a maioria das categorias a analise evidenciou inicialmente a NIC, para a CP e ao final CT dos conceitos. A relacao dos conceitos de Termodinâmica e Termoquimica presentes nos MC final sugerem indicios de aprendizagem significativa uma vez que ocorreu a relacao dos conceitos com a tematica envolvendo alimentos.

Referência(s)