APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS DE TERMOQUÍMICA: UM ESTUDO UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS
2019; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresKelly Karini Kunzler, Silvia Zamberlan Costa Beber, Kathia Regina Kunzler,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoUma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), abordando os conceitos de Termoquimica com a tematica Alimentos foi desenvolvida com estudantes do Ensino Medio tecnico integrado de uma instituicao publica do Parana/Brasil, com o objetivo de evidenciar a progressividade na compreensao dos conceitos estudados eidentificar indicios de aprendizagem significativa. O principal instrumento de coleta de dados foram mapas conceituais (MC) elaborados em tres momentos distintos, denominados Mapas Conceituais Progressivos. Para a analise dos mapas conceituais foram estabelecidas as seguintes categorias: 1) Termodinâmica; 2) Calor de Reacao; 3) Entalpia; 4) Reacao Endotermica e Exotermica; 5) Entalpia Padrao de Formacao; 6) Energia de Ligacao; 7) Entropia; 8) Energia Livre de Gibbs; 9) Termoquimica e Alimentos. Os criterios para indicar os niveis de compreensao dos estudantes sobre os conceitos sao: Compreende Totalmente (CT); Compreende Parcialmente (CP); Nao Compreende (NC); Nao Inclui Conceito (NIC). Os resultados obtidos indicam que o desenvolvimento da UEPS possibilitou aos estudantes a compreensao gradual dos conceitos, isto porque para a maioria das categorias a analise evidenciou inicialmente a NIC, para a CP e ao final CT dos conceitos. A relacao dos conceitos de Termodinâmica e Termoquimica presentes nos MC final sugerem indicios de aprendizagem significativa uma vez que ocorreu a relacao dos conceitos com a tematica envolvendo alimentos.
Referência(s)