Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O menino que viu uma estrela

2021; Volume: 38; Issue: 1 Linguagem: Português

10.51359/2675-7354.2021.250129

ISSN

2675-7354

Autores

Claudia de Medeiros Lima,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O menino que viu uma estrela é um conto criado para dialogar sobre a importância do pensamento educacional de Paulo Freire para compreender os processos de conscientização e emancipação humana. De maneira lúdica e fantástica, o texto propõe a construção de uma narrativa em que uma professora, discípula de Paulo Freire, propõe explicar para Mariana, sua filha de apenas 6 anos de idade, o sentido do pensamento inscrito em uma caneca de porcelana encontrada em casa. Após insistência da menina, a mãe cria um conto para transpor a filosofia freireana para a linguagem infantil e, assim, favorecer o entendimento da criança. Ao final, a mãe se surpreende com a leitura que a filha faz da história e chega à conclusão de que o olhar infantil consegue penetrar no âmago da vida para além dos conceitos e teorias humanas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX