Percurso formativo de estudantes do curso de licenciatura em pedagogia: dimensão prática a partir do estágio obrigatório na brinquedoteca Profª Zélia de Almeida de Oliveira / Formative journey of undergraduate students in pedagogy: practical dimension from the mandatory internship in the Profª Zélia de Almeida de Oliveira toy library
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 8 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n8-043
ISSN2525-8761
AutoresRosileide dos Santos Gomes Soares, Adelina Maria Salles Bizarro,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO aprender da profissão docente, em tempos de mudança vertiginosa da informação, tem marcado a prática profissional. Nesse contexto, questionamos: como possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão de professor(a), em um mundo tão incerto e complexo? Frente a essas considerações e objetivando refletir o saber-fazer, através da relação teórico-prática é que se insere o presente relato de experiência. Enfoca a dimensão prática, embasada pela teoria, adquirida a partir da estruturação do Estágio Supervisionado Obrigatório desenvolvido na brinquedoteca da UPE Campus Petrolina, com sete estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no primeiro semestre do ano de 2016. A partir dos estudos de Barreiro e Gebran (2006), Santos (2013) Tardif (2012) Pimenta e Lima (2017), compreendemos a prática, enquanto práxis, e a relevância da atuação docente no âmbito da brinquedoteca. Dessa forma, evidenciamos o trajeto de ações que perfizeram a constituição da formação inicial de professores no Estágio Supervisionado Obrigatório I. Os resultados apontam aspectos favoráveis à construção de conhecimentos práticos, bem como o entendimento de que o estágio é espaço de aprendizagem da profissão docente que ultrapassa modelos aplicacionistas.
Referência(s)