Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

artífice e o poeta

2021; Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24277/classica.v34i2.860

ISSN

2176-6436

Autores

Alexandre Agnolon,

Tópico(s)

Visual Culture and Art Theory

Resumo

O presente artigo tem como foco Rufino, poeta grego sobre o qual pouco se sabe, cujos poemas supérstites estão conservados no quinto livro da Antologia Grega ou Palatina. Meu objetivo principal é discutir um certo conjunto de epigramas em que o poeta descreve tipos femininos cujas graças rivalizam com as deusas – em alguns deles, inclusive, o poeta reelabora em chave epigramática o tema do Julgamento de Páris –, com o intento de demonstrar que, ao emular pintores e escultores, Rufino, em seus poemas plástico-eróticos, põe em cena aspectos importantes relacionados à composição artística de um modo geral baseados na emulação, de maneira que, por tudo isso, seus epigramas não seriam somente eróticos, mas comportariam também uma dimensão programática.

Referência(s)