Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Da literatura à cena

2021; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5965/2358092525252021188

ISSN

2358-0925

Autores

Joana Leticia Araujo Vogel,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma Proposta Pedagógica2 de apropriação literária e teatral, a partir do romance “Dom Casmurro” de Machado de Assis, no contexto da disciplinade Arte no Colégio Estadual São Cristóvão, em União da Vitória, Paraná, vinculada ao Mestrado Profissional em Artes - UDESC. Seguindo as orientações dos marcos legais da BNCC e das Diretrizes e Bases da Educação do estado do Paraná, investigamos as possibilidades de fomentar repertório para processos criativos teatrais na escola por meio da literatura, leituracompartilhada, escrita colaborativa e jogos teatrais. A metodologia aplicada à prática foi de pesquisa-ação com procedimentos de pesquisa participante e pesquisa bibliográfica. Os principais conceitos em discussão são a leitura compartilhada (VIDOR, 2016), recepção literária (ZUMTHOR, 2000), o prazer e a fruição do texto (BARTHES, 2015), a apropriação no âmbito da literatura e do teatro (MARTINS, 2004), a escrita individual e colaborativa (NICOLETE, 2002), a composição cênica (PUPO, 2005; MARTINS, 2004). O processo de apropriação resultou em três cenas que foram construídas em conjunto e apresentadas como resultado à comunidade escolar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX