Educação profissional e tecnológica mediando possibilidades de formação humana na escola / Professional and technological education mediating possibilities for human training at school

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 8 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n8-638

ISSN

2525-8761

Autores

Dirno Vilanova da Costa,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir e refletir acerca das propostas formativas por meio da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Considerando que historicamente essa modalidade de ensino é direcionada para a formação de trabalhadores questionamos: A formação profissional tem formado pessoas considerando o desenvolvimento humano de consciência crítica da realidade ou apenas mão de obra para o sistema capitalista de produção? Que Bases formativas são suficientes para formar pessoas em uma perspectiva de emancipatória? Para responder esses questionamentos nos valemos principalmente das ideias de Marx e Engels (1847); Marx (1985); Manacorda (2010); Gramsci (1968); Luckaks (1976); Frigotto (2006, 2018), Saviani (1991), dentre legislações e outros autores que discutem a temática. Este texto é resultado de revisão de literatura e nos resultados evidenciamos a necessidade de propostas formativa emancipatórias que interesse a classe trabalhadora.

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