Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SIMULACRO DE ARGUMENTAÇÃO: O MEME COMO NEUTRALIZADOR DE CONFLITO NO TWITTER

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 11; Issue: 28 Linguagem: Português

10.47456/pl.v11i28.35150

ISSN

2236-2592

Autores

Ruben Damasceno-morais, Luíza Álvares DIAS,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Em 2018, a polarização política fez com que as redes sociais se tornassem palco para discussões/dissensões a respeito da política do país. Apesar disso, o mundo virtual possibilita a troca e exposição de opiniões. Em alguns conflitos, observou-se o uso do humor para amenizar ou inflar o desacordo. Neste artigo, extraímos um diálogo da rede social Twitter em que o humor foi concentrado em um meme, material imagético ou audiovisual que possui conteúdo humorístico e se caracteriza por se tornar “viral”, compartilhado rapidamente pelo maior número de pessoas na internet. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa qualitativa foi analisar a função do meme neste episódio. Para isso, utilizamos a teoria dialogal de Christian Plantin (2016), em que a interação é primordial para a existência de um conflito/estase. Com isso, verificamos a presença da estase, cuja progressão foi balizada pelo conteúdo do meme. Apoiados em Bergson (1983), percebemos que o humor pode ser um eficiente recurso retórico em contexto político, neste caso, para intimidar (Santos Junior, 2017). A utilização do meme como forma de impedir a progressão da argumentação nos faz pensar que, em vez de espaço para (des)construir ideias, as redes sociais estão se tornando ringues de luta virtuais.

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