Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Geometria e Desenho Universal para Aprendizagem: uma revisão bibliográfica na Educação Matemática Inclusiva

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português

10.46551/emd.e202122

ISSN

2526-6136

Autores

José Ricardo Dolenga Coelho, Anderson Roges Teixeira Góes,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo analisa indícios do Desenho Universal para Aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva relacionado ao ensino dos conceitos de Geometria. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, a partir de busca nas bases SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram selecionadas cinco pesquisas, cujos resultados mostram que para a inclusão não existe um método ou uma prática que atenda aos estudantes com deficiências, mas adaptações para que alcancem aprendizagem. A investigação aponta para a necessidade de maior adesão do DUA para o processo educativo de maneira geral, destacando suas contribuições nas atividades e planejamento no ensino da Matemática para todos os estudantes.

Referência(s)