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“NOVA” POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA VIROU “INSTAGRAMER”: ANÁLISE DO INSTAGRAM OFICIAL DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL E SEU PÚBLICO

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2318-9452.2020v8n15.55570

ISSN

2318-9452

Autores

Henrique Augusto Silva, Brenda Gomes dos Santos,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Diante da chamada nova política externa proposta por Ernesto Araújo, segundo Miriam Saraiva (2019) postula, pretende-se analisar qualitativamente o canal oficial do ministério das relações exteriores na plataforma do Instagram “@itamaratygovbr”, no início do mandato do governo de Bolsonaro, e fazer um diagnóstico de como o conteúdo das postagens é reverberado quantitativamente entre o público, para tentar aferir uma possível aproximação do Itamaraty aos cidadãos conforme a nova agenda. Para tanto é utilizado o método proposto por Laurence Bardin, através de um levantamento de dados do tipo qualitativo; passando-se por categorização-indexação das publicações articuladas em temas principais e em subtemas adjacentes. Em seguida, há uma discussão detalhada dos resultados obtidos. A análise permite concluir tal como Blumler e Kavanagh (1999) incitam, que a rede social contribuiu como ferramenta de informações oficiais, no tocante às ações de repatriamento realizadas pelo ministério durante a pandemia da Covid-19, tema este o mais recorrente e obtendo o maior número de comentários. Outro tema notável é a crise na Venezuela. Já especificamente sobre o engajamento com o público é possível constatar que assuntos ministeriais, como a posse de Bolsonaro e do ministro, provocaram grande comoção entre os usuários.

Referência(s)