Marinha Mercante E Construção Naval Mexicana E Brasileira: A Comparação De Uma Trajetória Histórico-Econômica. (The Merchant Marine and Mexican and Brazilian Naval Construction: A Comparison of a Historic-Economic Trajectory)

2017; RELX Group (Netherlands); Linguagem: Português

ISSN

1556-5068

Autores

Alcides Goularti Filho,

Tópico(s)

Brazilian History and Foreign Policy

Resumo

Portuguese Abstract: O objetivo deste artigo e descrever e analisar a trajetoria da marinha mercante e da construcao naval Brasileira e Mexicana a partir do final do seculo xix ate os anos 1970; numa perspectiva da historia economica. O foco principal esta concentrado nos aspectos institucionais, produtivo e politico, com enfase no papel do Estado no incentivo ao desenvolvimento do setor de navegacao. Alem da introducao e das consideracoes finais, o texto esta dividido em tres topicos. O primeiro analisa as diferencas e semelhancas na formacao do sistema de transportes do Mexico e do Brasil. O segundo aborda os diferentes rumos seguidos por ambos os paises no seu processo de formacao do sistema nacional de economia. Por fim, o terceiro analisa especificamente a trajetoria do setor naval entre 1920 ate 1970, destacando o papel do Estado na formulacao de politicas de desenvolvimento na marinha mercante e na construcao naval. English Abstract: The purpose of this article is to describe and analyze the trajectory of the merchant marine and the Brazilian and Mexican naval construction of the late nineteenth century until 1970 from a perspective of economic history. The article focuses on institutional, productive and political aspects, emphasizing the State’s role in fostering the development of the shipping industry. First, the article analyzes the differences and similarities in the formation of the transportation system in Mexico and Brazil. Then, it addresses the different paths followed by both countries in their process of establishing the national economy system. To conclude, the history of the post-1920 naval sector until 1970 is specifically analyzed, highlighting the role of the State in the formulation of development policies in the merchant marine and in naval construction.

Referência(s)