Artigo Acesso aberto

Estudo de caso do setor informal gourmet de salvador: os atores, caracterização e exposição dos produtos / Case study of the informal gourmet sector in salvador: the actors, characterization and product exposure

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 8 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n8-543

ISSN

2525-8761

Autores

Sarita Brito E Silva, Morena Senna Saito, Ednilson da Silva Andrade, Ryzia de Cássia Vieira Cardoso,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

A comida de rua é um tipo de comida consolidada em todo o mundo e entre seu desenvolvimento está o crescimento da comida gourmet. Vendedores informais de alimentos que perambulam pelas ruas com seus produtos perceberam um nicho de mercado que envolve o público. Os vendedores que atuam na área gourmet foram estudados para verificar o entendimento das boas práticas, como caracterizam seus alimentos, mostram seus produtos, estabelecem preços e habilidades empreendedoras. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 25 vendedores ambulantes da Rua das Gaivotas e da Praça da Avenida Jorge Amado, bairro Imbuí, Salvador-Bahia. Constatou-se que 70% dos vendedores informais iniciaram suas atividades após o desemprego. O treinamento de Boas Práticas de Fabricação foi verificado para 80% dos vendedores, mas apenas 28,3% deles possuíam certificados. No entanto, foi verificado o atendimento à Resolução RDC nº 216 de 15 de setembro de 2004, referente ao uso de equipamentos e utensílios. No que diz respeito à elaboração dos alimentos verificou-se uma grande variedade de produtos alimentícios, alta criatividade na elaboração dos mesmos e apresentados na forma artesanal com diferentes ingredientes. Cerca de 60% dos entrevistados responderam que pelo menos um item dos produtos alimentícios era produzido em suas residências e levava ao ponto de venda, em queda. O tempo de exposição dos produtos alimentícios e a possibilidade de contaminação. A maioria dos comerciantes (75,6%) define os preços com base na experiência de trabalho, sem ter recebido orientação de empresas de formação profissional. Assim, a comida de rua comercializada em Salvador passou por uma evolução demonstrada no perfil dos vendedores que notaram no mercado gourmet uma oportunidade inovadora de comercializar seus produtos para clientes interessados nos produtos gourmet.

Referência(s)
Altmetric
PlumX