ESCOLARIZAÇÃO DOS IMIGRANTES ALEMÃES EM JUIZ DE FORA: PROJETOS EM DISPUTA ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 46; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/ia.v46i2.67782
ISSN1981-8416
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoEm meados do século XIX, o Brasil recebeu grupos de imigrantes de diferentes etnias. Esse processo foi resultado de uma política governamental que atraiu para Juiz de Fora (MG): alemães, italianos, árabes e portugueses. A fim de compreender os impactos da imigração na organização dos processos educativos e sua configuração no município, buscou-se levantar e analisar as fontes do Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, dando enfoque à escola alemã. Os resultados demonstraram as disputas existentes entre os colonos e os padres redentoristas pelo controle dos bens e do programa de ensino dessa instituição, no que diz respeito ao ensino da língua e da religião de origem. PALAVRAS-CHAVE: Alemães. Imigração. Escolarização. Infância. Secularização.
Referência(s)