LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO DE FÍSICA COMO MEIO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS
2014; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresJoselaine Setlik, Ivanilda Higa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo tem por objetivo compreender como as praticas de leitura e producao escrita podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de fisica. Busca-se neste estudo qualitativo analisar uma atividade desenvolvida em uma aula de fisica ministrada no primeiro ano do Ensino Medio da rede Estadual de Ensino. Nesta aula foi utilizado como recurso um texto de divulgacao cientifica que relaciona conceitos fisicos e outras areas da ciencia com diversas modalidades de esportes. A partir da leitura do texto os alunos realizaram uma producao escrita, buscando relacionar os conceitos fisicos estudados em aulas anteriores (Movimento e Leis de Newton) com apenas uma modalidade esportiva. Para analise da producao escrita dos alunos e usado como referencial teorico a Analise de Discurso Francesa, difundida no Brasil pelos trabalhos de Eni Orlandi. A leitura e usada como um meio de contextualizar e ampliar a visao dos alunos sobre os conceitos ate entao estudados e a producao escrita como meio deconstruir relacoes, expressar e sistematizar conhecimentos a respeito dos conceitos fisicos trabalhados em sala de aula, buscando-se para isso analisar em seus discursos indicios de repeticoes empiricas, formais e historicas.
Referência(s)