Território, esporte e mídia: Jogos olímpicos e paralímpicos de 2016 retratados na página oficial do facebook - ministério do esporte / Territory, sport and media: 2016 olympic and paralympic games portrayed on the official facebook page - ministry of sport
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34119/bjhrv4n5-021
ISSN2595-6825
AutoresÁlex Mauricio, Josiane Batista Lamim, Suely Maria Rodrigues,
Tópico(s)Sport and Mega-Event Impacts
ResumoOs Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no Brasil no ano de 2016 foram considerados eventos importantes para o nosso país. Os Jogos Olímpicos aconteceram no período de 3 a 21 de agosto e os Paralímpicos entre 7 e 18 de setembro. Foram realizadas 306 disputas de medalhas em 28 esportes divididos em 42 modalidades. Esses acontecimentos esportivos foram divulgados pela mídia regional, estadual, nacional e internacional. O objetivo do estudo foi de identificar e comparar o alcance da divulgação entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no Brasil no ano de 2016 na página oficial do Facebook (Ministério do Esporte). Trata-se de um estudo retrospectivo, observacional, descritivo, de corte transversal, que utilizou uma abordagem quantitativa. Possui caráter interdisciplinar, possibilitando um diálogo entre o campo da comunicação, os teóricos do território e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os dados foram coletados a partir de informações públicas na Rede social do Ministério do Esporte (página oficial do Facebook). As variáveis pesquisadas foram os editorias abordados e os descritores temáticos presentes nas publicações noticiadas pela referida página. Todo material coletado foi inserido no programa Office Excel 2007, que possibilitou a aplicação de filtros para a seleção de dados levando em consideração o indicador que foi analisado. Os resultados obtidos indicaram que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são fenômenos com gêneses motivadas por princípios distintos. Ou seja, possuem características próprias que tornam cada um deles original. Quanto às características econômicas, os Jogos Olímpicos se encontram mais desenvolvidos do que os Paralímpicos, ou numa situação de melhor aproveitamento das possibilidades de atuação frente ao esporte-espetáculo. Isso pode acontecer devido à história mais longa do primeiro e também à existência de alguns preconceitos na sociedade contemporânea, relativos ao esporte adaptado. Observou-se um total de 234 posts, 137 (58,5%) estavam relacionados aos Jogos Olímpicos e 97 (41%) aos Paralímpicos. Em relação às curtidas, os Jogos Olímpicos obtiveram nesse período 31.179 curtidas e os Paralímpicos 20.251. Quanto ao total de comentários (1476) divulgados na página do Facebook pode-se observar maior participação do usuário se expressando e opinando em relação aos Jogos Olímpicos. O ícone “compartilhar” revelou 5.298 compartilhamentos; 57% para os Jogos Olímpicos e 43% para os Paralímpicos. Foram publicados na página do Facebook um total 188 fotos e 41 vídeos. Pode-se concluir que os Jogos Olímpicos foram divulgados com maior intensidade que os Paralímpicos, se destacaram em relação ao número de posts, curtidas e comentários.
Referência(s)