ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP) COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: APORTES TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EXEMPLIFICAÇÃO
2017; Volume: 12; Issue: 5 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresAndré Luís Silva da Silva, Paulo Rogério Garcezde Moura, José Cláudio Del Pino,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA partir de uma discussao inicial sobre a experimentacao no ensino sob uma perspectiva problematizada, trata-se nesse artigo de uma proposta de atividade experimental para o Ensino de Ciencias denominada Atividade Experimental Problematizada (AEP), calcada na teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Sao apresentados aportes teoricos e metodologicos que sustentam essa proposta, a qual sugere uma articulacao entre um objetivo experimental e diretrizes metodologicas, a partir da demarcacao de um problema de natureza teorica, contextualizador. Ilustrando a proposta, apresenta-se e discute-se uma situacao de estudo/investigacao, pela insercao da AEP em uma sequencia metodologica organizadora do trabalho experimental, compondo um plano de ensino, basicamente infundido em uma derivacao dos tres momentos pedagogicos de Delizoicov. Com isso, considera-se a AEP uma estrategia pedagogica para um ensino experimental em ciencias capaz de gerar significados e desenvolver a autonomia do sujeito que aprende.
Referência(s)