Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas

2021; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 43; Linguagem: Português

10.1590/rbce.43.e004421

ISSN

2179-3255

Autores

Nathalia Dória Oliveira, Dandara Queiroga de Oliveira Sousa, Antonio Fernandes de Souza, Rayanne Medeiros da Silva, Allyson Carvalho de Araújo,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

RESUMO O texto tem como objetivo analisar como as habilidades prescritas ao ensino de Educação Física no Ensino Fundamental se articulam com as diferentes formas de linguagens. Para isto, optamos pela abordagem qualitativa com o tipo de pesquisa documental. Com a análise de conteúdo, recortamos as unidades de registros nos termos ou palavras que compõem cada categoria a priori com base na teoria dos multiletramentos: linguagem escrita, linguagem oral e as representações visuais, sonoras, táteis, gestuais, de si mesmo e espaciais. Em nossa análise, destacamos a limitada apreensão teórica da BNCC sobre a noção de linguagem na Educação Física que pouco explora as múltiplas linguagens, tanto ao longo dos anos escolares como nas unidades temáticas.

Referência(s)