Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O COMPROMETIMENTO ACADÊMICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 EM ESTUDANTES BRASILEIROS DO ENSINO SUPERIOR

2021; UNIVERSIDADE FEEVALE; Volume: 3; Linguagem: Português

10.25112/rpr.v3.2676

ISSN

2448-1939

Autores

Andréia Osti, José Aírton de Freitas Pontes, Leandro S. Almeida,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O presente artigo buscou compreender em qual grau o atual cenário de pandemia afetou o envolvimento nas atividades de aprendizagem por parte dos estudantes do ensino superior, devido às alterações nas formas de contato entre estudantes e docentes no contexto acadêmico, e, também, a opção generalizada pelo ensino remoto nas atividades letivas. Participaram do estudo 1.452 estudantes universitários brasileiros, matriculados entre o primeiro e último ano, frequentando cursos das três grandes áreas da CAPES: Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências da Vida e Ciências Humanas. O questionário incluía questões fechadas e abertas, sendo aplicado de modo on-line, tendo como objetivo identificar como o cenário de pandemia comprometeu o engajamento dos estudantes nas atividades de aprendizagem. Especificamente, buscou-se identificar como os estudantes organizam os seus estudos, as horas semanais que dedicam à aprendizagem e os sentimentos vivenciados nesse contexto pandêmico. Espera-se, com essa pesquisa, conhecer as vivências acadêmicas dos estudantes neste novo ambiente educacional, seus níveis de satisfação e engajamento, auxiliando no planejamento de ações e serviços de atendimento aos estudantes dentro da nova realidade de distanciamento social e de ensino a distância imposto pela pandemia.

Referência(s)