Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários

2012; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 93; Issue: 235 Linguagem: Português

10.1590/s2176-66812012000400006

ISSN

2176-6681

Autores

Afonso Galvão, Jacira Câmara, Michelle Jordão,

Tópico(s)

Online Learning and Analytics

Resumo

Explora o tema estratégias de aprendizagem e revisa algumas pesquisas sobre a aprendizagem de estudantes universitários de diversos cursos de graduação. Especificamente, focaliza-se o estudo individual deliberado, a lei da potência de aprendizagem, estratégias individuais de estudo, a dimensão superficialidade-profundidade e as influências da avaliação no estudo individual. O estudo conclui que estudantes de graduação utilizam estratégias superficiais, qualitativa e quantitativamente ineficientes, que tendem a ser influenciadas pelo tipo de aula que vivenciam e pela dinâmica curricular que orienta a ação pedagógica nos cursos de graduação. Para superar isso é necessário que se estabeleça uma nova cultura de ensino e aprendizagem que leve em conta o modo como experts aprendem.

Referência(s)