
Análise da qualidade nutricional de cardápios escolares segundo diferentes métodos
2021; UNIVERSIDADE CESUMAR; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português
10.17765/2176-9206.2021v14n4e8322
ISSN2176-9206
AutoresDaniele da Silva Bastos Soares, Laís de Aguiar Baptista Bittencourt, Camille Landeiro Curi Gomes e Souza, Roseane Moreira Sampaio Barbosa, Daniele Mendonça Ferreira, Patrícia Camacho Dias, Patrícia Henriques,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO objetivo deste trabalho foi utilizar diferentes métodos para analisar a qualidade nutricional de almoços oferecidos em sete Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares (UANEs) de um município brasileiro. A análise das porções alimentares foi realizada utilizando a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos e os resultados foram comparados com as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Utilizou-se o Indicador de Qualidade para Cardápios da Alimentação Escolar (IQCAE) e os dados foram apresentados em escores. Utilizou-se também o método Avaliação Qualitativa das Preparações de Cardápios (AQPC) e os resultados foram classificados de muito satisfatório a muito insatisfatório. A maioria das médias nutricionais mostrou-se acima das recomendações e também se observou a ausência de alimentos vegetais in natura na maioria dos cardápios. Os resultados demonstraram a importância da análise dos cardápios escolares com vistas à definição de estratégias para sua adequação em direção às recomendações e diretrizes do PNAE.
Referência(s)