Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O racismo em contos literários: uma proposta de leitura para as escolas

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 12 Linguagem: Português

ISSN

2525-3409

Autores

Jhonatan Thiago Beniquio Perotto, Lucy Ferreira Azevedo,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Este artigo aborda a relacao aluno-leitura, na pratica do texto literario nas aulas de Lingua Portuguesa. A escolha do tema para esta atividade pautou-se no “racismo” a fim de estimular conhecimentos socio-historicos, por meio de duas obras de Monteiro Lobato: o conto “Negrinha” e um trecho da obra “Peter Pan”, uma das aventuras do Sitio do Picapau Amarelo, e reflexoes contemporâneas, mediante o conto “O tapete voador” de Cristiane Sobral, os quais foram trabalhados com uma turma de 3a serie do Ensino Medio m uma escola publica em Cuiaba-MT. Em um mundo em convulsao, com fronteiras de todas as formas para os mais frageis, e importante trazer reflexoes, relembrar caminhos e enfatizar a necessidade da mediacao de leitura principalmente em sala de aula. O problema a ser enfrentado e: de que forma conduzir os alunos para a leitura de um texto literario que desperte reflexoes sobre racismo, preconceito e discriminacoes raciais. O objetivo deste estudo e apresentar uma proposta de leitura, sob orientacao do Letramento Literario, que instrumentalize os alunos para a leitura de um texto do genero conto, em pesquisa qualitativa, cuja metodologia se baseia em oficinas para ampliacao de sentidos coletivos, espaco critico e dialetico. Por meio de Cosson (2006) e outros teoricos que discutem ensino, leitura e literatura – foco deste estudo –, espera-se que essa proposta de leitura possa contribuir para os professores que queiram utilizar-se de mais estrategias de leitura para tornarem a relacao leitor-texto mais profunda e significativa, sobretudo com o texto literario.

Referência(s)