
ESTRATÉGIAS DE GRADAÇÃO EM COMENTÁRIOS DE UM VÍDEO NO YOUTUBE
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 36; Issue: 71 Linguagem: Português
10.22456/2238-8915.113346
ISSN2238-8915
AutoresRodrigo Esteves de Lima-Lopes, Carolina Palma de Sousa Arruda,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoTem-se por objetivo estudar a gradação em um corpus composto por 5.133 comentários extraídos de um vídeo no YouTube apoiando um candidato à presidência da república de extrema-direita. O referencial teórico está na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), uma abordagem socialmente orientada à análise da linguagem, e no sistema de avaliatividade, uma teoria advinda da LSF e que busca compreender os processos avaliativos da linguagem. Como método para coleta e análise de dados, utilizou-se a Linguística do Corpus, com especial ênfase para scripts na linguagem de programação R para a raspagem e análise de dados. As estratégias foram quantificadas e submetidas a testes de correlação (Pearson-R). Os resultados mostram um forte protagonismo do termo mito, apresentando em diversas estratégias de gradação cujos padrões linguísticos foram mapeados, indicando-se como as estratégias coocorrem. Essa pesquisa traz contribuições relevantes para o estudo da avaliatividade e da gradação no discurso político cotidiano da internet.
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