VESTINDO A QUÍMICA: APRENDER BRINCANDO COM OS CONCEITOS VSPER COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
2014; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresLuís Carlos de Morais, Kelly Rodrigues Borges Morais, Juciana Cabral Kloster, Daniel F. S. Machado,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoOs alunos do Estado do Acre,ao ingressarem no curso de Licenciatura de Quimica da Universidade Federal do Acre, quase sempre apresentam dificuldades de aprendizagem. E para dificultar o panorama, em uma turma havia uma aluna com total deficiencia visual que era excluida pelos colegas, e que, como eles, apresentava grande dificuldade para aprender o topico sobre Teoria de Repulsao dos Eletrons da Camada de Valencia. Para contornar essa problematica o professor desenvolveu um projeto ludico no qual a criatividade e integracao dos discentes foram fundamentais. Os alunos produziram 30 modelos estruturais para diversas substâncias quimicas, assim como criaram estruturas quimicas em forma de ornamentos para as vestimentas. O projeto ludico de ensino em Quimica contribuiu para uma melhora efetiva no aprendizado dos alunos, a estudante com deficiencia visual surpreendeu a todos ao acertar todas as arguicoes que lhe foram feitas e ela foi de fato incluida pela turma. O projeto permitiu concluir que uma abordagem ludica de ensino pode contribuir muito para a aprendizagem dos alunos, e que, por isso deveria ser mais utilizada pelos professores na Universidade
Referência(s)