SITUAÇÕES COTIDIANAS DE DILATAÇÃO TÉRMICA COMO MOTIVAÇÃO AO ESTUDO DESTE TEMA NO 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

2010; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Wilson Leandro Krummenauer,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste artigo relata-se uma experiencia de ensino do tema dilatacao termica, na disciplina de Ciencias do 9°ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada de uma cidade da regiao metropolitana de Porto Alegre, RS. Tendo como fundamentacao teorica a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel buscamos desenvolver a proposta a partir das concepcoes previas dos alunos a respeito do tema. Pela pouca maturidade em uma linguagem matematica formal, procuramos dar maior enfase a exemplos cotidianos relacionados a dilatacao termica alem de conceitos deste tema. Percebemos os alunos motivados com situacoes cotidianas apresentadas por eles, sentiram-se instigados a procurar a explicacao de alguns fenomenos fisicos percebidos atraves observacoes realizadas no seu dia a dia.

Referência(s)