Ergonomia de software na interface de projetos educativos a aplicação de critérios de usabilidade em um ambiente virtual de aprendizagem destinado à formação de professores / Software ergonomy in the interface of educational projects the application of usability criteria in a virtual learning environment for teacher training
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 8 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n8-068
ISSN2525-8761
AutoresAliuandra Barroso Cardoso Heimbecker, Maria Ione Feitosa Dolzane, Rosa Mendonça De Brito, Zeina Rebouças Corrêa Thomé,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAmbientes Virtuais de Aprendizagem – AVA's estão no ciberespaço e são ambientes desenvolvidos para mediar práticas educativas colaborativas. Entretanto, alguns projetos de ambientes virtuais, pouco se preocupam com a qualidade no desenvolvimento e aplicação de critérios de usabilidade em suas interfaces, o que resulta na maioria das vezes, no desinteresse, dificuldade de aprendizagem e evasão dos estudantes do curso. Neste sentido, a pesquisa buscou investigar a usabilidade do AVA do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, desenvolvido por uma instituição pública de ensino superior para as mediações didático-pedagógicas na formação continuada de profissionais da educação. Para tanto, realizou-se uma validação ergonômica de usabilidade pela lista de verificação de Dominique Scapin e Christian Bastien. Os resultados mostraram que o AVA em estudo, possui qualidade na interação humano-computador, pois se caracteriza como uma interface simples, intuitiva e flexível. Essa qualidade é extremamente importante para os processos das mediações didáticas e da aprendizagem, pois sem ela, todo o processo pedagógico mediado por um recurso tecnológico virtual estaria comprometido. A existência de usabilidade na interface de um AVA reflete de maneira satisfatória nos processos de aprendizagem dos seus usuários e, por isso, faz-se necessário que esses critérios estejam presentes no desenvolvimento de projetos educativos.
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