Análise experimental do concreto estrutural com adição de resíduos do processo de recauchutagem de pneus
2021; Brazilian Association of Metallurgy, Materials and Mining; Volume: 18; Linguagem: Português
10.4322/2176-1523.20212382
ISSN2176-1523
AutoresPriscila Marques Correa, Ruth Marlene Campomanes Santana,
Tópico(s)Recycled Aggregate Concrete Performance
ResumoAtualmente tem-se procurado alternativas para a reciclagem da borracha de pneus. Para isso tem-se estudado a incorporação destes resÃduos ao concreto, pois o aumento da disposição destes resÃduos em lugares inadequados vem se tornando preocupante, causando problemas sociais, econômicos e ambientais. Diante disso nesta pesquisa, estudou-se o comportamento mecânico do concreto com a adição da borracha como substituto parcial da areia em 10% e 20%. Foram avaliadas as propriedades mecânicas do concreto em relação a resistência à compressão axial, resistência à tração e o módulo de elasticidade aos 28 dias de cura. Os resultados obtidos apontam que há uma redução nas propriedades mecânicas do concreto e uma redução da rigidez do material, tornando-o mais tenaz, indicando que seria um material apropriado para a produção de lajes. Da mesma forma, a boa incorporação do material ao solo pode auxiliar na construção de obras geotécnicas, onde é necessário que o concreto tenha uma maior deformação. Pode-se concluir que o traço aconselhável foi com substituição em 10%, apresentou uma redução de 10,5%, 16,4% e 15,6% na resistência à compressão axial, resistência à tração e o módulo de elasticidade respectivamente.
Referência(s)