
Análise do Comportamento do Consumidor no Período de Crise e Disseminação da Covid-19 no Brasil
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.51359/2526-7884.2021.249999
ISSN2526-7884
AutoresLívia Mendes Carneiro, Eveline Barbosa Silva Carvalho,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA presente pesquisa tem natureza quantitativa e transversal, e o objetivo de analisar o comportamento dos consumidores relativo ao aumento de preços praticados pelas farmácias e/ou pontos de vendas especializados, assim como o de empresas no período e após a crise e disseminação da covid 19 no Brasil. Analisou-se, também, como o sentimento de justiça, “fairness”, por parte dos consumidores, pode representar uma restrição na busca de lucro das empresas, no curto e no longo prazo. O estudo se deu através da pesquisa de recolhimento de dados primários sobre a psicologia do consumidor e a sua tomada de decisão, e os dados recolhidos para análise foram tabulados e analisados por estatística descritiva. A associação de variáveis foi verificada por meio do teste Qui-quadrado, adotando-se um nível de significância de 10%. A pesquisa foi inspirada no estudo de Kahneman, Knetsch e Thaler (1986a) sobre a percepção de justiça dos consumidores e como “fairness”, esse sentimento de justiça, pode mostrar-se uma barreira à busca pelo lucro. Os resultados revelaram que o contexto no qual as pessoas estão inseridas, no caso, uma catástrofe sanitária, influenciam na percepção destas e na sua disposição quanto a “punir” empresas que, nesse período de crise e disseminação da covid- 19, tiveram uma atitude considerada “injusta” na sua política de preços.
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