Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ALUNOS HAITIANOS, A BUSCA DE UM SONHO (IM)POSSÍVEL: A REALIDADE VIVIDA POR CRIANÇAS MIGRANTES NA AVALIAÇÃO ESCOLAR

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 46; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/ia.v46i2.68238

ISSN

1981-8416

Autores

Ivone Jesus Alexandre, Paulo Alberto dos Santos Vieira,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir sobre a forma que os alunos haitianos são submetidos aos processos de avaliação escolar internos e externos, além das práticas de avaliação dos professores em duas escolas públicas de Sinop/MT. Os dados apresentados neste texto são de abordagem etnográfica e foram gerados a partir de observações em sala de aula, nas turmas dos anos iniciais de escolas públicas, que receberam alunos migrantes haitianos no período de 2015-2016, além de entrevista com a gestora de uma dessas duas escolas. Constatamos que os processos avaliativos são padronizados e afetam o desempenho e êxito escolar dos alunos migrantes, e os professores não foram preparados para trabalhar com a diversidade e a diferença, os conhecimentos e as aprendizagens desses alunos. PALAVRAS-CHAVE: Alunos Haitianos. Cotidiano Escolar. Avaliação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX