
O cinema abrindo alas para as aprendências no cotidiano escolar
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5902/1983734865040
ISSN1983-7348
AutoresSandra Da Silva, Ana Cláudia Santiago Zouain, Nathan Moretto Guzzo Fernandes,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo problematiza a força das imagens cinematográficas em diferentes experiências de pesquisas realizadas em Vitória – ES. O primeiro movimento trata de pesquisas junto às crianças e professoras de Educação Infantil que, no encontro com as imagens cinema, produzem imagens de pensamentos, abrindo o campo dos possíveis para a composição de diferentes imagens-escola por meio do devir-criança inventivo. Já o segundo movimento apresenta como as ações criadas no cineclube Valente, localizado em uma Escola Estadual de Ensino Médio, fazem movimentar o currículo e os processos de aprenderensinar. Como metodologia, usa as redes de conversações nas quais indivíduos e grupos colocam-se em relação na produção de conhecimentos, saberes e afetos movidos pelos agenciamentos de formas/forças comunitárias, objetivando a expansão da potência de ação coletiva. Por fim, conclui que os movimentos de pesquisa com imagens-cinema em redes de conversações constituem-se como espaços de criação coletiva, na composição de outros possíveis para as escolas.
Referência(s)