A APLICAÇÃO DOS PADRÕES DE ENSINO PROPOSTOS PELO MARQUÊS DE POMBAL NA CAPITANIA DE SÃO PAULO
2020; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 5; Issue: 15 Linguagem: Português
10.32748/revec.v5i14.13851
ISSN2446-7189
AutoresRenata Ferreira Munhoz, Renata Ferreira Costa,
Tópico(s)History of Colonial Brazil
ResumoNo século XVIII, diversos setores da sociedade europeia passaram por importantes mudanças, motivadas principalmente pelas ideias iluministas que afiguravam no cenário de então. O impulsionador dessas ideias em Portugal foi Sebastião José de Carvalho e Mello, o Marquês de Pombal (1750-1777), secretário de Estado dos Negócios do Reino, que promoveu uma série de reformas sociais e econômicas na nação portuguesa e suas colônias, em especial no campo educacional, a exemplo do incentivo à educação pública e laica. Este artigo insere-se nesse contexto setecentista racionalista, para compreender melhor a repercussão das medidas de reestruturação educacional propostas por Pombal no Brasil, particularmente na Capitania de São Paulo. Essa reforma foi implementada pelo governador e capitão general Morgado de Mateus, homem de elevada cultura, que, dentre tantas preocupações político-administrativas, dedicou-se de maneira bastante efusiva e peculiar a fomentar a educação em São Paulo, no que diz respeito, especialmente, à arte de “debuxar”.Palavras-chave: Educação. Marquês de Pombal. Capitania de São Paulo
Referência(s)