Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Paisagens como instalações

2021; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/eda-v2-n2-2021-59888

ISSN

2675-4576

Autores

Lucas H. P. Cunha, Biagio D’Angelo,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

A natureza sempre foi objeto de apreciação das paisagens, historicamente concebidas em pinturas que guardam em si grande potencialidade retórica. Contudo, na contemporaneidade, as instalações – reconhecidas como elementos do campo escultórico – mudam a relação entre observador e imagem e agregam à paisagem natural uma nova dimensão, que é adicionalmente mediada pelos espaços expositivos. Estes são os casos das obras “Riverbed”, de Olafur Eliasson, e “Paraíso”, de Oscar Oiwa. Ambas as instalações, objetos de análise deste artigo, retratam a natureza de maneira diferente da tradição dos quadros e, ao serem examinadas por uma ótica intertextual – que aqui toma como referência conceitos seminais para essas formas de arte mais atuais –, suscitam um diálogo de natureza política e afetiva com o próprio local em que se encontram, tanto territorialmente quanto institucionalmente.

Referência(s)
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