Avaliação diagnóstica de dificuldades em novos alunos de engenharia no domínio da matemática: aplicação de um caso de estudo no Isep / Diagnostic assessment of difficulties in new engineering students in mathematics: application of a case study at Isep
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 8 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n8-071
ISSN2525-8761
AutoresGabriela Gonçalves, Luís Afonso, Teresa Ferro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoCom o objetivo de melhorar a qualidade do ensino no Instituto Superior de Engenharia do Porto – Politécnico do Porto (ISEP/P. Porto), nas Unidades Curriculares de Matemática, foi desenvolvido um teste diagnóstico baseado numa estratégia concetual, a fim de compreender e identificar dificuldades no conhecimento e competências matemáticas dos novos alunos do 1º ano do ano letivo 2019/20. Para tal, realizou-se uma análise quantitativa e qualitativa, com base nos temas abordados no teste diagnóstico, para melhor identificar quais os assuntos em que os estudantes têm mais dificuldades. Em termos de resultados, constatou-se que os temas mais críticos foram Modelização e Estatística.
Referência(s)