Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

REPROVAÇÕES E EVASÃO: UMA ANÁLISE COM BASE NA METODOLOGIA DO INEP

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 30; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.57234

ISSN

2359-7003

Autores

Andrea Felippe Cabello, Tiago Medina Chagas,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar como a reprovação afetou a evasão e a conclusão entre os alunos da Universidade de Brasília (UnB) no período entre 2010 e 2019, medida pelos indicadores proposto pelo INEP (2017), ou seja, a taxa de conclusão acumulada, a taxa de desistência acumulada e a taxa de permanência, em especial a reprovação nos dois primeiros anos de curso. O estudo é inovador ao utilizar dados de uma instituição e não apenas de um curso, considerando também dados de desempenho ao longo do curso (reprovações), complementando a análise tipicamente feita pelo INEP com dados do Censo da Educação Superior. Conclui-se que o efeito de reprovações é bastante negativo para a taxa de evasão e esse efeito é maior para aqueles que reprovaram no início do curso.

Referência(s)
Altmetric
PlumX