Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Direitos Humanos e Seus Ruídos

2021; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 7 Linguagem: Português

10.23925/2526-6284/2020.v7n7.55563

ISSN

2526-6284

Autores

Patrícia Moura Rodrigues Dantas, Ana Claudia de P. Albuquerque,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

Este artigo é fruto de estudos proporcionados pelo curso de extensão universitária de Direitos Humanos, Legislação e Políticas Educacionais da PUC-SP. Seu objetivo é investigar e compreender duas produções culturais distintas, “O Banquete dos Mendigos” de Jards Macalé e “Todos São Manos” de RZO, sendo ambas de gêneros sonoros e tempos diferentes, mas que dialogam em vista da garantia de direitos e a luta contra suas violações, compondo assim esferas históricas, culturais, políticas e, potencialmente, jurídicas. Propõe-se abordar e relacionar os conceitos de Direitos Humanos e Direito de Resistência, à luz da perspectiva de Norberto Bobbio em sua obra “A era dos direitos” em paralelo às músicas selecionadas, trazendo assim um olhar interdisciplinar entre direitos humanos no Brasil e sons como fonte documental.

Referência(s)