
tradição em movimento
2021; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5965/2358092525252021121
ISSN2358-0925
AutoresCarlos Cleiton Evagelista Gonçalves, Carolina Dias Laranjeira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo trata da discussão teórica que norteou uma pesquisa sobre possibilidades de ressignificações da dança popular na escola. O trabalho deu-se nas aulas de artes de uma escola do interior da Paraíba, com estudantes do ensino médio que estão imersos numa cultura local de produção de xaxado. Os padrões de movimento e as técnicas desta dança foram o ponto de partida para um trabalho artístico, no qual as abordagens aconteceram no sentido de promover a leitura e a transformação do movimento a partir de um processo de contextualização do mundo vivido pelo estudante. O artigo traz, entre outras, as contribuições de Nestor Garcia Canclini, Carlos Rodrigues Brandão e Isabel Marques para uma reflexão sobre como as danças populares se conectam com a modernidade, como o discurso da tradição ainda é um forte inibidor do trabalho com dança na escola e como é possível ressignificar a dança num processo criativo que tem a cultura popular como material.
Referência(s)