Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

tradição em movimento

2021; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5965/2358092525252021121

ISSN

2358-0925

Autores

Carlos Cleiton Evagelista Gonçalves, Carolina Dias Laranjeira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O artigo trata da discussão teórica que norteou uma pesquisa sobre possibilidades de ressignificações da dança popular na escola. O trabalho deu-se nas aulas de artes de uma escola do interior da Paraíba, com estudantes do ensino médio que estão imersos numa cultura local de produção de xaxado. Os padrões de movimento e as técnicas desta dança foram o ponto de partida para um trabalho artístico, no qual as abordagens aconteceram no sentido de promover a leitura e a transformação do movimento a partir de um processo de contextualização do mundo vivido pelo estudante. O artigo traz, entre outras, as contribuições de Nestor Garcia Canclini, Carlos Rodrigues Brandão e Isabel Marques para uma reflexão sobre como as danças populares se conectam com a modernidade, como o discurso da tradição ainda é um forte inibidor do trabalho com dança na escola e como é possível ressignificar a dança num processo criativo que tem a cultura popular como material.

Referência(s)
Altmetric
PlumX