Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Meritocracia: origens do termo e desdobramentos no sistema educacional do Reino Unido

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 32; Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2019-0063

ISSN

1980-6248

Autores

Moisés Giordano Mazza, Cezar Luiz De Mari,

Tópico(s)

Global Educational Policies and Reforms

Resumo

Resumo Este artigo examina o surgimento e uso do conceito meritocracia e os desdobramentos no sistema educacional inglês. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é levantar as discussões sobre o mérito em termos de suas origens, na obra do sociólogo britânico Michael Young, The Rise of the Meritocracy (1958) e a experiência meritocrática na reforma da educação inglesa na segunda metade do século XX. Encontramos em John Locke a fonte para entender as razões pelas quais o período moderno valoriza o mérito em detrimento da hereditariedade, e na reforma realizada no Reino Unido por Margareth Thatcher (1979-1990) encontramos o economista Milton Friedman como principal intelectual orgânico a fundamentar a adoção do mérito como critério no sistema educacional contemporâneo.

Referência(s)