
Meritocracy: origins of the term and developments in the UK education system
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 32; Linguagem: Português
10.1590/1980-6248-2019-0063en
ISSN1980-6248
AutoresMoisés Giordano Mazza, Cezar Luiz De Mari,
Tópico(s)Global Educational Policies and Reforms
ResumoResumo Este artigo examina o surgimento e uso do conceito meritocracia e os desdobramentos no sistema educacional inglês. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é levantar as discussões sobre o mérito em termos de suas origens, na obra do sociólogo britânico Michael Young, The Rise of the Meritocracy (1958) e a experiência meritocrática na reforma da educação inglesa na segunda metade do século XX. Encontramos em John Locke a fonte para entender as razões pelas quais o período moderno valoriza o mérito em detrimento da hereditariedade, e na reforma realizada no Reino Unido por Margareth Thatcher (1979-1990) encontramos o economista Milton Friedman como principal intelectual orgânico a fundamentar a adoção do mérito como critério no sistema educacional contemporâneo.
Referência(s)