Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 25; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/2177-9465-ean-2020-0282

ISSN

2177-9465

Autores

Anna Luísa Torres Ribeiro, Éverton Fernandes de Araújo, Isla Vitória Oliveira Sousa de Pinho, Manuela Costa Melo, Ruth Geralda Germana Martins, Caren Castelar Queiroz Lara,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Resumo Objetivos descrever o processo de elaboração e avaliação de tecnologia educativa destinada à promoção do cuidado de crianças com diabetes. Método pesquisa metodológica desenvolvida em duas fases: elaboração e avaliação. A fase de elaboração compõe: revisão de literatura; diagnóstico situacional e elaboração das ilustrações; layout; design e textos. Aplicou-se a escala Likert para a avaliação de conteúdo. Os dados foram analisados por meio do coeficiente alfa de Cronbach, Índice de Validade de Conteúdo e nível de concordância. Resultados a definição da temática teve como base as demandas percebidas no diagnóstico situacional e a revisão de literatura. A seleção das imagens foi realizada por meio de fotografias, banco de imagens e Illustrator. As informações foram construídas como história em quadrinhos com o auxílio de designer gráfico. A tecnologia, avaliada por 12 profissionais de saúde, demonstrou nível de confiabilidade satisfatório conforme o coeficiente alfa de Cronbach (0,7121). O Índice de Validade de Conteúdo (0,875) e o nível de concordância (91,67) foram classificados como altos. Conclusão este estudo apresentou considerações relevantes na promoção do cuidado e no aumento do escopo de possibilidades de intervenções do profissional de saúde na perspectiva do cuidado centrado na criança e na família.

Referência(s)