Método-didático pedagógico para o ensino de Cálculos estequiométricos / Didactic method for teaching stoichiometric Stoichiometric calculations
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 8 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n8-647
ISSN2525-8761
AutoresSarah Ribeiro Gomes, Ana Beatriz Gonçalves Barbosa Da Cruz, Eloane Lima De Almeida, Geovana dos Santos Oliveira, Jonathan Lima Damasceno, Karolina Soares Da Silva,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNo ensino de Química, um dos temas de grande dificuldade de aprendizagem refere- se a estequiometria, palavra estequiometria (do grego stoicheon, elemento e, medida), relativo às medidas dos elementos químicos nas substâncias. De forma geral, a estequiometria compreende as informações quantitativas relacionadas a fórmulas e equações químicas, se baseando nas leis ponderais, quais sejam, a lei da conservação das massas e na lei das proporções fixas (ou definidas). Metodologias alternativas de ensino, são fundamentais para auxiliar e facilitar a compreensão de temas químicos, tal como a estequiometria, e para despertar o interesse dos alunos pelo tema abordado, realizou-se o trabalho em dois momentos, inicialmente pela experimentação e posteriormente pela abordagem teórica, aplicando técnica de fácil realização de cálculos estequiométricos. Por meio da experimentação, entre o vinagre e sonrisal, foi possível a abordagem de aspectos químicos presentes na reação química, tais como dos fenômenos inerentes à formação de novas substâncias, expondo conceitos de reação química, bem como a relação estequiométrica entre reagentes e produtos e ainda, como a superfície de contato interfere no processo reacional. Para a realização dos cálculos estequiométricos, a concentração, interpretação e domínio de informações e de outros cálculos químicos pertinentes à estequiometria são indispensáveis sendo, portanto, de difícil assimilação. Como alternativa para a dificuldade encontrada ao ensinar estequiometria elaborou-se um método didático-pedagógico, o qual consistiu em quatro etapas teóricas, resultando na resolução de cálculos estequiométricos de forma simples e metodológica por regra de três. Dessa forma a abordagem relativa à estequiometria foi realizada inicialmente pela experimentação, apresentando diferentes relações estequiométricas, em seguida a abordagem quanto aos aspectos teóricos pertinentes à estequiometria, visando a fácil realização dos cálculos estequiométricos.
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