
Canção como gênero multimodal
2021; Escola de Música da UFMG; Issue: 41 Linguagem: Português
10.35699/2317-6377.2021.35298
ISSN2317-6377
AutoresTadeu Moraes Taffarello, Maria Cristina de Moraes Taffarello,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO artigo tem como objetivo discutir as formas como poema e música se inter-relacionam na construção dos efeitos de sentido e seus desvios no gênero canção; e propor o entendimento da canção como um gênero multimodal. Nossos objetos de estudo são as reflexões sobre as leituras dos poemas de Sônia Cintra (1949-2018) para a criação do ciclo de canções Volare (2018), por Tadeu Taffarello, para voz feminina grave e orquestra de cordas. A canção será debatida como gênero multimodal a partir de um enfoque interdisciplinar e os contextos de criação serão abordados. As canções de Volare serão, ainda, agrupadas a partir de eixos temáticos, demonstrando a orquestração e a estruturação global do ciclo. Como resultado final, pretende-se que possam ocorrer novas abordagens ao gênero canção baseadas em uma perspectiva interdisciplinar, buscando abrir novas possibilidades de desenvolvimento científico e colaborar na ampliação da compreensão do gênero canção e da música brasileira atual.
Referência(s)