Artigo Produção Nacional Revisado por pares

As tecnologias digitais de informação e comunicação priorizadas no contexto do ensino remoto emergencial no IFES - Campus Itapina : Digital information and communication technologies priorized in the context of emergency remote education at IFES - Campus Itapina

2021; Volume: 15; Issue: 32 Linguagem: Inglês

ISSN

2237-0315

Autores

Thaynara Doring, Ederval Pablo Ferreira da Cruz, Flávia Nascimento Ribeiro,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A conjuntura atual representa a maior crise para educacao brasileira e seu impacto tera severas consequencias sobre os indicadores educacionais. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo geral compreender o uso das Tecnologias Digitais de Informacao e Comunicacao (TDICs) no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de pandemia da COVID-19. Para isso, utilizou-se uma pesquisa do tipo exploratoria por meio de um levantamento bibliografico. Adicionalmente, foi aplicado aos sujeitos pesquisados um questionario como instrumento de coleta de dados. A partir dos resultados obtidos conclui-se, sob a otica dos estudantes, que o ERE, apesar de mediado por recursos digitais, pouco contribuiu no processo de ensino-aprendizagem, onde e possivel perceber que mesmo a tecnologia sendo tao presente na vida de varios de nossos alunos, o ERE ainda nao substitui o ensino presencial. Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial; Covid-19; Pandemia. Abstract The current situation represents the biggest crisis for Brazilian education and its impact will have severe consequences on educational indicators. In this sense, this work had as a general objective to understand the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of Emergency Remote Education (ERE) in times of COVID-19 pandemic. For this, an exploratory research was used through a bibliographic survey. Additionally, a questionnaire was applied to the surveyed subjects as an instrument of data collection. From the results obtained, it can be concluded, from the students' point of view, that the ERE, despite being mediated by digital resources, contributed little to the teaching-learning process, where it is possible to realize that even though technology is so present in the lives of several of our students, ERE is not yet a substitute for face-to-face education. Keywords: Emergency Remote Teaching. Distance Education. Covid-19. Pandemic.

Referência(s)