Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As oficinas de integração na materialização do currículo integrado

2021; Editora IFPB; Volume: 59; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18265/1517-0306a2021id5035

ISSN

2447-9187

Autores

Roberta Pasqualli, Vitor Gomes da Silva, Emy Francielli Lunardi, Ângela Silva, Alencar Migliavacca,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

<p class="LO-normal1"><span>A integração curricular caracteriza-se como um dos pilares para a desfragmentação do ensino, para a materialização da interdisciplinaridade e para a formação integral do estudante. Sendo assim, o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Chapecó, apresenta, em seu Projeto Pedagógico de Curso, componentes curriculares que visam a integração curricular de práticas pedagógicas por meio dos conceitos de trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico. Nesse contexto, as Oficinas de Integração compõem um núcleo comum de componentes curriculares com carga horária específica de preparação, aplicação, síntese e avaliação coletiva do processo pedagógico. Utilizando pesquisa documental, teórica e observações empíricas da prática docente, este artigo apresenta reflexões tecidas a partir da relação teórico-prática </span><span>entre os</span><span> professores do currículo integrado objetivando, também, difundir práticas interdisciplinares em temas diversos e possíveis no contexto escolar.</span></p>

Referência(s)