
Entre imaginários e representações: o ensino da História e Cultura Indígena na instituição escolar
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.47456/simbitica.v8i2.36382
ISSN2316-1620
Autores Tópico(s)Indigenous Studies in Latin America
ResumoO objetivo do ensaio é refletir a respeito do imaginário social na sociedade brasileira a cerca das populações indígenas. Investigar como esse imaginário é representado no contexto escolar e em alguns materiais didáticos observando a Lei 11.645/2008, promulgada no intuito de corresponder aos anseios e exigências das centenas de etnias indígenas existentes no Brasil. A análise procura, mediante pesquisa teórica, pensar a partir da teoria decolonial, a necessidade de relacionar as histórias e culturas indígenas nos currículos do contexto educacional. Nessa direção, o presente ensaio propõe avaliar a influência dos livros didáticos no desenvolvimento da consciência histórica dos alunos e da sociedade envolvente.
Referência(s)