Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Entre imaginários e representações: o ensino da História e Cultura Indígena na instituição escolar

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.47456/simbitica.v8i2.36382

ISSN

2316-1620

Autores

Joselaine Dias de Lima Silva,

Tópico(s)

Indigenous Studies in Latin America

Resumo

O objetivo do ensaio é refletir a respeito do imaginário social na sociedade brasileira a cerca das populações indígenas. Investigar como esse imaginário é representado no contexto escolar e em alguns materiais didáticos observando a Lei 11.645/2008, promulgada no intuito de corresponder aos anseios e exigências das centenas de etnias indígenas existentes no Brasil. A análise procura, mediante pesquisa teórica, pensar a partir da teoria decolonial, a necessidade de relacionar as histórias e culturas indígenas nos currículos do contexto educacional. Nessa direção, o presente ensaio propõe avaliar a influência dos livros didáticos no desenvolvimento da consciência histórica dos alunos e da sociedade envolvente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX