SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DA TEMÁTICA PLANTAS

2016; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Andréia Boeno de Lima, Elisa Aguayo da Rosa,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Refletir sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Quimica, e em especifico sobre a Quimica Orgânica no Ensino Medio, e considerar que este ainda esta reduzido ao ensino das regras de nomenclatura para compostos orgânicos. Da mesma forma, ao pensar em estrategias de ensino como a experimentacao e a pesquisa, estas tambem se limitam a roteiros pouco investigativos e a copia de informacoes da internet, respectivamente. Nesse meio, pesquisadores da area de ensino vem propagando a utilizacao de temas socialmente relevantes, de contextualizacao e de recursos didaticos variados em sala de aula, a fim de promover o desenvolvimento cognitivo e habilidades dos alunos; ou seja, de ampliar a compreensao da natureza, da relacao da Quimica com o cotidiano, dos problemas sociais, bem como os valores, as atitudes e a capacidade de argumentacao. Assim sendo, considerando a importância de propiciar um ambiente de aula interativo e contextualizado no Ensino de Quimica, este trabalho teve como objetivo produzir e aplicar uma unidade didatica para a abordagem das funcoes orgânicas no 3o ano do Ensino Medio, usando como tema gerador “Plantas”, alem de grupos colaborativos e pesquisa. A unidade foi aplicada no Colegio Estadual Teotonio Vilela, localizado em Campina do Simao-PR. Os resultados obtidos apontaram que o uso de tematica, de pesquisa e de grupos de colaboracao ampliou o ensino e a aprendizagem de Quimica para alem da aplicacao de normas de nomenclatura em compostos orgânicos, uma vez que promoveu maior interacao entre alunos e mediacao do professor, alem de avancos conceituais e de linguagem nos estudantes. Refletiu-se, no entanto, que ha a necessidade de oportunizar mais espacos investigativos, uma vez que ficou evidenciada a dificuldade dos alunos em relacionar os compostos orgânicos com suas propriedades.

Referência(s)