
A avaliação do pensamento crítico: uma abordagem a estudantes de medicina brasileiros
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 12 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i12.20203
ISSN2525-3409
AutoresAline Lopes de Almeida, Daniel Leite Portella,
Tópico(s)Simulation-Based Education in Healthcare
ResumoObjetivo: mensurar a capacidade de pensamento crírtico dos alunos de medicina de uma instituição brasileira a partir dos domínios do PC e no decorrer das etapas do curso. Metodologia: A amostra foi composta por 312 estudantes de medicina regularmente matriculados em uma Universidade do estado de São Paulo, Brasil. Foi proposto aos participantes do estudo a aplicação do instrumento Watson-Glaser Critical Thinking Appraisal III (WG-III) para avaliar as competências de pensamento crítico dos alunos, além do questionário sociodemográfico. Utilizou-se análise descritiva para os dados sociodemográficos e para as pontuações quanto ao pensamento crítico, além de análise comparativa entre os alunos dos diferentes anos do curso Resultados: O desempenho da avaliação do Pensamento Crítico a pontuação geral média da habilidade de pensamento crítico foi 50.64 e categorizada na esfera REDã segue a tendência de desempenho mediano apontado pelos domínios: Reconhecer Suposições (50.61), Avaliar Argumentos (50.62) e Tirar Conclusões (50.41). A análise comparativa dos dados aponta que não houve diferença significante como padrão que demonstre o deslocamento positivo do pensamento crítico conforme entre os alunos das diferentes etapas do curso. A ANOVA aponta diferença estatística pontuais apenas de desempenho para as 2° e 4° etapas. Conclusão: o pensamento crítico da amostra estudada está aquém das expectativas projetadas para os alunos de medicina, o desempenho na prova mostra que as estratégias pedagógicas da carreira médica e as perspectivas acadêmicas dos alunos não parecem ter um papel determinante na aquisição ou aprimoramento de pensamento crítico.
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