
Artefato visual: uniforme escolar
2014; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português
10.51359/2763-8693.2014.251747
ISSN2763-8693
AutoresTeresinha Vilela, Victor Junger,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste texto pretende trazer para discussão o uniforme escolar como artefato visual,a partir principalmente de uma experiência vivenciada por um dos autores em uma escolado Ensino Básico. Refletimos sobre o uniforme escolar e sua estreita relação com asestratégias disciplinares/institucionais (FOUCAULT, 2004). Trazemos para conversa oQueer (DIAS, 2012; PINAR, 2007) como possibilidade de se pensar este corpo estranho,corpo que produz estranhamentos nas experiências cotidianas e que, inevitavelmente,recusa os ordenamentos funcionais assim cristalizados. A premissa desinvibilizadoraque este texto procura fortalecer, se propõe a elucidar a potência epistêmica concentradaprincipalmente na interface entre ensino de arte e os espaços/tempos da escola.Palavras-chave: ensino de arte; cotidiano escolar; visualidade
Referência(s)