Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino e Aprendizagem na Educação Superior: Percepção dos Alunos de Hotelaria de uma Universidade Pública

2021; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18226/21789061.v13i3p790

ISSN

2178-9061

Autores

Dayva Santos Rodrigues, Larissa dos Santos Sales, Paula Dutra Leão de Menezes,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

RESUMO A escolha das metodologias utilizadas no ensino superior e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem podem ser melhor estudados considerando que se deve aprimorar as estratégias de ensino e a aplicação de novas metodologias para melhoria efetiva da aprendizagem. O presente estudo exploratório e descritivo investigou como ocorre o ensino e aprendizagem no curso de bacharelado hotelaria de uma universidade federal localizada na região nordeste do Brasil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário e a amostra composta por alunos do quarto ao último período do curso. Os resultados evidenciaram que maioria das metodologias de ensino utilizadas ainda são as mais tradicionais e na maioria das vezes há pouca participação dos alunos nas discussões sobre as metodologias aplicadas nas aulas. A pesquisa apresenta que os alunos anseiam por serem questionados acerca de suas necessidades educacionais e, que seus professores possam utilizar de métodos que possam se adequar melhor as necessidades dos discentes. PALAVRAS-CHAVE Hotelaria; Ensino Superior; Alunos; Brasil. ABSTRACT The choice of methodologies used in higher education and its implications for the teaching and learning process can be better studied considering that teaching strategies must be improved and new methodologies applied to improve learning effectively. The present exploratory and descriptive study investigated how teaching and learning takes place in the hotel bachelor's degree course at a federal university located in the northeast of Brazil. The data collection instrument was a questionnaire and the sample consisted of students from the fourth to the last period of the course. The results showed that most of the teaching methodologies used are still the most traditional and most of the time there is little participation by students in discussions about the methodologies applied in class. The research presents that student are anxious to be asked about their educational needs and that their teachers can use methods that can better suit the needs of students. KEYWORDS Hospitality; Higher Education; Students; Brazil. AUTORIA Dayva Santos Rodrigues - Bacharela. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0806-1962 E-mail: dayvasantosrodrigues@gmail.com Larissa dos Santos Sales - Bacharela. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9560-619X E-mail: salleslariss@gmail.com Paula Dutra Leão de Menezes - Doutora. Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9736-8802 E-mail: leaopaula@ccta.ufpb.br REFERENCIA Aires, S. N. S. (2015). Professor bacharel iniciante no ensino superior: dificuldades e possibilidades pedagógicas . Dissertação, Mestrado em Educação, Universidade Católica de Santos, São Paulo, Brasil. Link Almeida, T. (2018). Metodologias Ativas – Parte 1: Aprendizagem Baseada em Projetos. Inoveduc - Folha Dirigida . Link Brandão, J. M. F., & Temoteo, J. A. G. (2015). Como eu aprendo?: um estudo sobre os estilos de aprendizagem de discentes do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFPB. Anais.. XII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo-ANPTU R, São Paulo, Brasil. Link Carneiro, R. P. (2012). Reflexões acerca do processo ensino e aprendizagem na perspectiva freireana e biocêntrica. Revista Thema , 9 (2), 1-18. Link Cerqueira, T. C. S. (2000). Estilos de aprendizagem em universitários . Tese, Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil. 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Referência(s)