
abordagem do tema educação ambiental nos trabalhos de conclusão de curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34019/2237-9444.2021.v11.31725
ISSN2237-9444
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste artigo são discutidas informações sobre os trabalhos de conclusão do curso (TCC) de Pedagogia dos campi de Porto Velho e Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que abordaram o tema educação ambiental, no período de 2014 a 2018. Para a coleta dos dados foi realizada a pesquisa documental no site institucional. A abordagem no tratamento dos dados foi quantitativa, foram ilustradas as porcentagens dos trabalhos identificados com o tema educação ambiental. Constatou-se que poucos estudantes abordaram a questão do meio ambiente, não há um número significativo de trabalhos com o tema no período verificado. A abordagem do tema se deu principalmente quanto à investigação de atividades efetivas de educação ambiental realizadas no ambiente escolar. Inferiu-se que no curso de Pedagogia, a maioria dos acadêmicos ainda não demonstrou interesse na questão da preocupação ambiental para aprofundamento como trabalho de conclusão de curso.
Referência(s)